Factores chave em bigdata

Segurança de Big Data. Devido ao facto dos repositórios de “Big Data” se apresentarem como um alvo atractivo para os hackers e outro tipo de ameaças persistentes avançadas, a segurança de “Big Data” é um grande e crescente factor de preocupação para as empresas. No inquérito realizado pela AtScale, a segurança foi apontada como a segunda maior área de preocupação relacionada com “Big Data” em termos de rapidez de crescimento.

De acordo com o relatório IDG, os tipos de soluções de segurança de “Big Data” incluem controlos de acesso e identidade (usados por 59% dos inquiridos), encriptação de dados (52 %) e segregação de dados (42 %). Muitos fornecedores dispõem de soluções de segurança de “Big Data” e o Apache Ranger, um projecto de software livre do ecosistema Hadoop, está também a atrair um crescente nível de atenção.

Governança de Big Data. Intimamente relacionado com a ideia de segurança está o conceito de governança. A governança de dados é um tópico amplo que engloba todos os processos relacionados com a disponibilidade, usabilidade e integridade dos dados. Fornece a base que assegura que os dados utilizados para análise de “Big Data” são correctos e apropriados. Fornece também um registo de auditoria para que os analistas ou executivos empresariais possam ver a origem dos dados. No inquérito realizado pela NewVantage Partners, 91,8% dos executivos da Fortune 1000 inquiridos, consideraram que a governança era muito importante (52,5 %) ou importante (39,3%) para as suas iniciativas relacionadas com Big Data. Fornecedores que dispõem de ferramentas de governança incluem a Colliba, IBM, SAS, Informatica, Adaptive e SAP.